A partir desta terça-feira (21), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1º semestre começa a divulgar os nomes dos candidatos aprovados na lista de espera.
Segundo o edital do programa, os candidatos convocados terão três dias após a pré-seleção para complementar a inscrição no site do programa. Caso o estudante perca o prazo não conseguirá o financiamento.
O MEC aponta que, caso o aluno classificado nesta etapa não efetivar a matrícula, a vaga dele retornará ao sistema e será liberada para um novo estudante. Por isso, é importante acompanhar as atualizações no site do Fies diariamente, até 18 de maio.
Para acompanhar o processo acesse: https://acessounico.mec.gov.br/fies
O que é o Fies?
O Fies é um programa de financiamento de mensalidades em instituições de ensino superior privadas, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa não oferece bolsas de estudo, mas sim um “empréstimo”. Após o conclusão da graduação, o estudante deve quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.
Como funciona a lista de espera?
Os candidatos que não forem classificados na chamada regular estão automaticamente na lista de espera e poderão concorrer a eventuais vagas que não forem preenchidas na chamada única.
É necessário ficar atento ao site do Fies, pois quem for convocado precisará complementar a inscrição em até três dias após a convocação, que ocorrerá de 21 de março a 18 de maio.
Veja o calendário para o Fies deste semestre:
- Resultados (pré-selecionados): 14 de março.
- Complementação das inscrições dos pré-selecionados: 15 a 17 de março.
- Convocação da lista de espera: 21 de março a 18 de maio.
Fonte: IG/Foto: Divulgação