Quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Redenção

China suspende embargo à carne do Brasil, diz ministro

O governo da China decidiu suspender o embargo à importação da carne bovina produzida em território brasileiro. A informação foi divulgada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. No início de março, China, Tailândia, Irã e Jordânia suspenderam as importações de carne de todo o Brasil após ser identificado um caso de vaca louca no Pará.

A decisão dos chineses acontece três dias antes de o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viajar ao país asiático. Fávaro, por sua vez, já está em território chinês, onde se reuniu com o ministro responsável pelo controle aduaneiro do país asiático, Yu Jianhua.

Até o início da manhã desta quinta-feira (23), a Embaixada da China no Brasil ainda não divulgou a decisão oficialmente. Nas últimas semanas, o governo brasileiro vinha fazendo o envio de informações aos asiáticos sobre o andamento da apuração do caso de vaca louca para retomar a exportação de carne.

A China é atualmente um dos maiores importadores da carne brasileira. Ao longo de 2022, o Brasil exportou, no total, 11,8 bilhões de dólares (R$ 62,1 bilhões) de carne bovina fresca. Dessa quantia, 8 bilhões de dólares (R$ 42,1 bilhões) tiveram a China como destino.

Fonte: Pleno News/Foto: Pixabay