Sábado, 12 de abril de 2025
Redenção

Hospital Regional Público do Araguaia em Redenção realiza primeira diálise hepática no interior do Pará

Um marco histórico e inovador aconteceu, na quinta-feira (02/03), no Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), na região sudeste do Pará, na cidade de Redenção, com a realização do primeiro procedimento de diálise hepática, tratamento que simula parcialmente a função do fígado por meio de um processo de filtragem enquanto o órgão se recupera de uma agressão sofrida.

De acordo com o hospital, a diálise hepática, ou Spad (sigla em inglês), consiste na substituição parcial do funcionamento do fígado e realiza a filtragem do sangue, com a retirada de toxinas do corpo e a devolução do sangue tratado ao paciente. Esta terapia está indicada para pacientes graves, internados em unidades de terapia intensiva e que apresentem insuficiência hepática, aguda ou crônica agudizada, ou seja, uma nova agressão sobre um fígado já doente. Ela tem como objetivo permitir a sobrevivência do paciente nessa condição tão extrema.

Até pouco tempo, esse processo só era realizado em Belém, o que limitava a assistência a pacientes graves de regiões distantes da capital. Um tempo de deslocamento que poderia ser determinante para a sobrevivência das pessoas. Agora, pacientes críticos e internados em unidades de terapia intensiva, podem ter tratamento em Redenção.

Aliado ao tratamento da diálise hepática, o paciente também realiza a hemodiálise contínua devido quadro de insuficiência renal aguda, que é a substituição das funções dos rins. O diferencial dessa terapia é que ocorre de forma ininterrupta, sendo utilizada no mínimo por 72 horas. Esse procedimento faz com que os órgãos tenham mais tempo para se recuperarem e reduz o risco de morte, permitindo o tempo necessário para a reabilitação. O HRPA é o único centro do interior do estado a realizar a hemodiálise contínua e um dos poucos serviços a dispor da terapia em todo o Brasil. (Texto: Débora Barbosa. Foto: HRPA)