O príncipe Harry comparecerá no próximo dia 6 de maio à coroação oficial de seu pai, o rei Charles III, enquanto sua esposa Meghan Markle, duquesa de Sussex, permanecerá nos Estados Unidos, informou nesta quarta-feira (12) o Palácio de Buckingham.
Um porta-voz da residência oficial do monarca, na capital britânica, declarou em comunicado “o prazer de confirmar que o duque de Sussex comparecerá à cerimônia de coroação” na Abadia de Westminster.
– A duquesa de Sussex ficará na Califórnia com [seus filhos] o príncipe Archie e a princesa Lilibet – acrescentou a nota do palácio.
O relacionamento de Harry com o resto da família real britânica ficou conturbado nos últimos meses pela publicação do livro de memórias do príncipe, O que Sobra, no qual ele acusa outros membros da casa real de terem entregado à imprensa informações prejudiciais sobre ele e sua esposa.
A cerimônia de maio será a primeira ocasião em que o príncipe se reunirá com o restante de sua família desde a publicação do livro, que mergulha nas tensões internas entre os membros da monarquia britânica.
A coroação de Charles III, que assumiu o trono em setembro do ano passado, após a morte de sua mãe, Elizabeth II, reunirá em Londres mais de 2 mil representantes de vários países.
Depois de um serviço religioso que terá início às 11h (hora local), Charles III e a rainha consorte, Camilla, irão protagonizar uma procissão pelo centro de Londres, acompanhados por centenas de membros das forças armadas britânicas.
*Com informações da EFE
Fonte: Pleno News/Foto: NEIL HALL/EFE/EFEVISUAL