Domingo, 13 de abril de 2025
Redenção

Criança se engasga duas vezes seguidas e policiais usam manobras para salvá-la

Na tentativa de medicar o filho de apenas 1 ano e meio, a dona de casa Márcia da Silva Cardoso, 35 anos, levou o maior susto na última quarta-feira (12). O menino tomou um remédio para gripe e acabou se engasgando duas vezes seguida. No desespero, a avó da criança correu para a rua e encontrou um ‘verdadeiro anjo’, o soldado da Polícia Militar (PM) Dylan Rodrigues Sotério.

O salvamento aconteceu no município de Conceição do Tocantins, no sudeste do estado. Márcia contou que pequeno Enzo Ferreira Cardoso ingeriu o remédio com a ajuda de uma seringa. Mas na mesma hora, começou a chorar e isso teria causado o incidente.

“Ele engasgou e começou a sufocar. E eu não sabia o que fazia. Eu sacodia e nada dele voltar. Ele foi ficando molinho, molinho”, lembrou a mãe.

O soldado Sotério foi abordado pela sogra de Márcia na frente de uma farmácia. Sem pensar duas vezes ele correu para a casa. Eles chegaram no momento em que o menino se engasgava pela primeira vez.

“Ele estava desfalecido. Peguei a criança nos meus braços, virei de costas e comecei a dar tapas, até que ele expeliu uma secreção transparente e começou a chorar, voltando a respirar”, disse Sotério, sobre o que fez na primeira vez que a criança engasgou. No salvamento, ele usou a chamada manobra de Heimlich para desengasgar o bebê.

Depois disso, passou a conversar com Márcia para saber o que Enzo havia ingerido que poderia ter levado ao engasgamento. Ele também entrou em contato com o soldado Lucas Costa, para que ambos orientassem a família. Nesse momento, o menino começou a vomitar e se engasgou mais uma vez.

“Com a chegada do colega nessa hora, nós realizamos novamente a manobra de Heimlich e mais uma vez a criança expeliu a secreção e voltou a respirar, chorando. Decidimos então encaminhar criança e a mãe ao Hospital Municipal de Conceição”, contou o soldado. (G1/TO)