Sexta-feira, 2 de maio de 2025
Redenção

Arraia; o grande perigo nos rios do sul do Pará

O período de verão amazônico chegou no sul do Pará e as famílias procuram as praias de Conceição do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Xinguara, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, entre outros locais. Mas, o cuidado é sempre importante para não acabar com a alegria; as arraias são perigos constantes.

Para evitar esse tipo de situação, uma das dicas é ter atenção onde pisar em praias e rios. Andar arrastando os pés na água é uma estratégia para que, ao invés de pisar nas arraias, causar o ataque e até ferir o animal, possa espantá-las para longe.

Para ajudar quem sofreu o ferimento, a vítima deve ser ajudada a chegar a um local seguro, que esteja confortável para lavar a parte do corpo atingida pelo esporão da arraia. Alguns especialistas até recomendam que pode lavar com água um pouco mais morna para ajudar na diminuição da dor porque é uma toxina um pouco forte. A dor é realmente desconfortável. Lavou o local, tirou o máximo de toxina e encaminhar o mais rápido possível para o posto médico.