Um idoso de 86 anos morreu após esperar quase um mês por vaga para fazer cirurgia de urgência na rede pública na Grande Belém. Ele chegou a ficar deitado no chão no corredor em uma unidade de saúde da capital paraense por horas enquanto aguardava por leito.
Carlos Otávio Maciel, de 86 anos, morreu na quarta-feira (5). Segundo a família, ele tinha tumor no rim e precisava do procedimento cirúrgico. O sepultamento ocorre nesta quinta (6).
Imagens registradas pela família dias antes da morte mostram o paciente no chão, sendo medicado, em um canto improvisado forrado com algumas cobertas, no pronto socorro municipal (PSM) do bairro Guamá, na capital paraense.
O idoso ficou por um dia no chão, até conseguir leito na enfermaria. Por último, ele estava em uma Unidade de terapia intensiva (UTI) do PSM, onde seguia à espera de vaga no hospital referência para cirurgia.
Após a morte do paciente, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que o idoso estava com leito reservado no hospital Ophir Loyola, também em Belém. Na segunda-feira (3), quando a família denunciou a demora, a Secretaria de Estado informou que estava providenciando a transferência, sem apontar data exata. (G1/PA)