Reconhecida como um dos mais belos templos marianos do mundo, a Basílica de Nazaré completa 100 anos desde que recebeu o título de “basílica”. Celebrações nesta quarta-feira (19) marcam a data da casa de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará e chamada pelos fiéis de rainha da Amazônia.
O título de ‘basílica’ foi concedido pelo Papa Pio XI, em 19 de julho de 1923. Na época, a Igreja de Nazaré foi o terceiro templo a receber a distinção no Brasil. Antes, tinham o título a Basílica de Aparecida e São Bento, em Aparecida (SP), e Santuário da Sé, na Bahia, segundo à direção da Basílica Santuário de Nazaré, por meio da equipe de comunicação. Apenas o Papa tem autoridade para conceder o título.
A Basílica de Nazaré é a única na Amazônia Brasileira. No local, está a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada nas margens de um igarapé em 1700.
De inspiração neoclássica, a Basílica de Nazaré é uma réplica da Basílica de São Paulo extramuros, em Roma, e se tornou um grande centro de devoção popular e destino final do Círio de Nazaré, a maior manifestação religiosa do Mundo, de acordo com informações da Basílica Santuário de Nazaré.