Domingo, 4 de maio de 2025
Redenção

Polícia Federal prendeu suspeito de ser o maior devastador da Amazônia

A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante o homem suspeito de ser o maior devastador da Amazônia já investigado. A prisão ocorreu em Novo Progresso, no sudoeste do Pará, nesta quinta-feira (3), durante a operação “Retomada”, que também ocorre em Mato Grosso.

Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de 16 fazendas, 10 mil cabeças de gado e R$ 116 milhões, pertencentes ao grupo o qual ele é apontado como líder.

Segundo a PF, o homem foi encontrado com ouro bruto e uma arma ilegal. A corporação pontuou ainda que o grupo é suspeito de envolvimento em um esquema de invasão de terras da União e desmatamento para criação de gado na floresta amazônica.

No total, conforme a corporação, são cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Novo Progresso e em Sinop, no Mato Grosso.

De acordo com a PF, já foram constatados o desmatamento de mais de 6.500 hectares de floresta, o equivalente à quase quatro ilhas de Fernando de Noronha, com indícios de um único autor ser o responsável pela destruição ambiental, com emprego de um enorme aporte de recursos. (G1/PA)