Domingo, 20 de abril de 2025
Redenção

Suplicy diz estar usando cannabis medicinal para tratar Parkinson

Deputado estadual por São Paulo afirmou ter recebido diagnóstico no último ano, e adotado medicamentos derivados da planta da maconha em fevereiro. Em audiência na Câmara, Suplicy fez apelo por votação de proposta que regulamenta mercado.

O deputado estadual de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT) revelou nesta terça-feira (19) que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. Ele afirmou que, desde fevereiro, o tratamento para a doença tem sido feito com derivados da cannabis sativa – a planta da maconha.

A declaração foi dada em audiência pública na Câmara para discutir a regulamentação da produção e uso da cannabis medicinal para fins medicinais e terapêuticos.

“Eu venho lhes dizer que, no final do ano passado, fui diagnosticado com doença de Parkinson leve. Tinha um pouco de tremor nas mãos, uma dor muscular na perna esquerda e quero contar que, além da medicação convencional que tomei, eu estou me tratando agora com a cannabis medicinal desde fevereiro deste ano”, afirmou.

Embora tenha tratamento, o Parkinson é uma doença que não tem cura. Um dos aspectos principais é a distonia (contração muscular). Segundo especialistas, as principais causas podem ser desconhecidas, genéticas ou relacionadas a acidentes e condições externas.

Suplicy disse, ainda, que, aos 82 anos, tem se sentido “muito bem”.

Regulamentação
Eduardo Suplicy ainda defendeu, durante o depoimento na audiência, o avanço em leis para possibilitar a produção nacional e facilitar a comercialização da planta. (Por Kevin Lima, g1 — Brasília)