Domingo, 20 de abril de 2025
Redenção

Capim Dourado: Tradição dos antepassados é sustento e orgulho das novas gerações quilombolas

“Visitante, seja bem-vindo, sua presença é um prazer. Nós estamos, com alegria, o Jalapão ama você”.

É assim que o músico Arnon Ribeiro recebe quem chega à comunidade Mumbuca, em Mateiros. Com a viola de buriti em mãos, ele dá continuidade à história do cunhado Maurício Ribeiro, morto em 2021, aos 46 anos, vítima de complicações da Covid-19. A música, o artesanato com capim dourado e a culinária da terra são traços da cultura deixados pelos antepassados quilombolas dessa região que fica no coração do Jalapão.

A viola de buriti é um instrumento musical que foi criado na década de 1940 pelo avô de Maurício. Fabricado com a palmeira do buriti (uma árvore) e linhas de pesca, a viola é totalmente feita de forma artesanal, um patrimônio artístico da região. “Essa viola não é só um trabalho, aqui vai tudo. Vai o trabalho, vai a arte”, finaliza Arnon.

Além da música, as tradições da comunidade podem ser vistas em cada pedacinho da Festa da Colheita, momento em que os artesãos que moram no quilombo celebram o brilho do capim dourado. A temporada de colheita começa em setembro e segue até o início das chuvas.

O evento é realizado pela Associação de Artesãos e Extrativistas do Povoado Mumbuca em parceria com o Sebrae, a Energisa e o Governo do Tocantins. O objetivo é fomentar a renda de toda comunidade, que vive da venda para os turistas. Com o trabalho manual fio a fio, os artesãos confeccionam joias, objetos de decoração e bolsas, comercializados na festa e durante todo o ano.

Na festa foi lançada ainda a Rota Gastronômica Sabores do Jalapão. Mais de 30 pratos de restaurantes da região estão no projeto. O objetivo é qualificar os profissionais do ramo, para que a comida local seja mais valorizada.

Capim Dourado

Apesar do nome, o capim dourado não é um capim, pois não pertence à família das gramíneas. A haste dourada com uma pequena flor branca no topo é, na verdade, da família das sempre-vivas. Considerado uma das preciosidades do Tocantins, o capim-dourado brota em outros estados do Brasil, onde há incidência do bioma Cerrado: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

A planta é a principal matéria-prima para a confecção de bolsas, bijuterias e objetos de decoração feitos por artesãos, principalmente os quilombolas que residem na Área de Proteção Ambiental do Jalapão. Foram os artesãos do povoado Mumbuca que tornaram a produção de peças em capim dourado famosas pela beleza e conhecidas em todo o Brasil e no exterior.

(Por Vilma Nascimento, g1 Tocantins)