Sábado, 19 de abril de 2025
Redenção

Cerca de R$ 51 milhões para ter um carro voador

Interessados precisam desembolsar cerca de R$ 51 milhões para adquirir um. Empresa trabalha com ‘veículo elétrico de pouso e decolagem vertical’ (eVTOL, na sigla em inglês), que lembra um helicóptero.

A empresa alemã de mobilidade aérea Lilium anunciou nesta quarta-feira (18) que abriu vendas do seu “carro voador” Lilium Jet nos Estados Unidos.

A companhia diz que o Jet é o primeiro e-VTOL para venda privada nos EUA — e-VTOL (veículo elétrico de pouso de decolagem vertical) é como são chamados os “carros voadores” (termo popular).

Os e-VTOLs são parecidos com helicópteros, mas fazem menos barulho e usam mais hélices para voar. A Lilium não é a única a entrar nesse mercado. Embraer, Airbus, Boeing e outras startups apostam nesse ramo.

Inicialmente, as aerovanes Jet estarão disponíveis para compra em quatro cidades do Texas: Austin, Houston, San Antonio e Dallas. As vendas serão administradas pela empresa EMCJET, que fechou um contrato com a Lilium para ser a revendedora oficial até 2030. (Por Darlan Helder, g1)