Um retângulo verde, um losango amarelo e um círculo azul cravejado de estrelas, com os dizeres “Ordem e Progresso”: esta é a descrição da Bandeira do Brasil.
Criada em 19 de novembro de 1889, apenas quatro dias depois da Proclamação da República, a bandeira faz parte do quarteto de símbolos do país, formado também pelo Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.
Mas você sabia que o verde e o amarelo – cores reconhecidas mundialmente como símbolo do Brasil – não foram escolhidos por conta das matas e do ouro no território brasileiro? Essas cores representam a Casa de Bragança, de Dom Pedro I, de Portugal (verde), e a Casa de Habsburgo, de Maria Leopoldina, da Áustria (amarelo).
Quem escreveu o Hino à Bandeira Nacional?
Castro Alves
Maria Firmina dos Reis
Olavo Bilac
Chiquinha Gonzaga
Com qual frequência a bandeira na Praça dos Três Poderes é trocada?
Todo mês
A cada três meses
Anualmente
Duas vezes por ano
A bandeira hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, é a maior do país: tem 286 metros quadrados e pesa mais de 90 quilos. Além disso, ela fica hasteada a 100 metros de altura.
Quando substituída, todo primeiro domingo de cada mês, ela é guardada para incineração. A queima é feita no Dia da Bandeira, assim como a de outras, em mau estado de conservação, que são entregues nas unidades militares.
(Por Fernanda Bastos, g1 DF)