Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Redenção

Força Nacional faz segurança em área onde conflito entre indígenas e agricultores deixou quatro feridos

Militares da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) estão nesta terça-feira (16) em Guaíra, no oeste do Paraná, área onde disputa de terra entre indígenas e agricultores deixou quatro pessoas feridas na semana passada.

O conflito foi em 10 de janeiro e, pouco depois, o Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio da Força Nacional para a cidade. No dia, três indígenas foram baleados e um pescador da região foi ferido.

Na ocasião, o Ministério dos Povos Indígenas tratou o caso como um ataque ao povo Avá-Guarani.

Conforme o Ministério da Justiça, a Força Nacional está em Guaíra desde a última quinta-feira (11) e o efetivo foi reforçado no domingo (14).

Conforme a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a região onde as famílias indígenas estão ainda não está demarcada e registra conflitos constantes com agricultores – ambos afirmam ter direito à área.

Uma porta voz do povo Avá-Guarani disse que eles não pretendem sair do local, porque, segundo ela, o espaço pertence a eles. Ela destaca que, no dia do ataque, os indígenas foram pegos de surpresa. (Por Amanda Guedes, g1 PR e RPC Cascavel)