O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), concluiu mais uma ação de saúde pública com apoio logístico no transporte de órgãos para transplantes a dois pacientes em Belém e em Redenção. A ação ocorreu no último sábado, 24, em apoio à Central Estadual de Transplantes (CET) da Secretaria de Saude do Estado do Pará (SESPA).
A operação iniciou na sexta-feira (23), quando o Graesp foi acionado pela Central de Transplantes para realizar o transporte de dois rins e um fígado da cidade de Abaetetuba até a capital paraense.
Após a retirada dos órgãos do doador, é imprescindível que o transplante seja feito o quanto antes. O rim tem até 36 horas para ser transplantado no receptor, já o fígado apenas 12 horas. Por isso, é fundamental o apoio logístico que o Graesp oferece.
Segundo a coordenadora da Central de Transplantes, apesar do percurso terrestre entre Abatetuba e a capital ser de apenas duas horas não se pode prever os contratempos causados pelo trânsito no percurso. “Órgãos como fígado e coração têm um tempo muito curto para serem aproveitados e por essa razão o Grupamento Aéreo foi acionado para garantir o transporte rápido dos rins e do fígado em tempo hábil”, afirmou.
O fígado foi transplantado em um paciente de Abatetuba ainda na Santa Casa de Misericordia do Pará, um dos rins foi doado para um paciente do município de Inhangapi no Hospital Ophir Loyola. O segundo rim foi transplantado em um paciente de Cumaru do Norte, no Hospital Regional de Redenção, no sul do Pará.
Para este último, o Graesp foi mais uma vez acionado, transportando no sábado (24) de manhã. O avião, modelo Baron, decolou de Belém às 7h e após 2 horas de voo chegou em Redenção com o órgão às 9h.
(Da redação com informações de
André Macedo – SEGUP)