Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Redenção

Roraima é o estado com maior número de incêndios em fevereiro

Roraima está em chamas. O fogo que se espalhou pelo estado está consumindo casas, animais e a vegetação. Segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o cenário é o do pior incêndio já registrado no estado nos últimos 25 anos.

O estado tem pouco mais de 200 mil km² de extensão e é o menos populoso do país. No entanto, desde o início do ano mantém 30% de todos os focos de incêndio registrados no Brasil, de acordo com o Inpe. São 2,6 mil pontos de fogo.

Os incêndios são causados por duas razões principais:

Seca severa: neste ano, a temporada de chuvas veio menor do que o esperado, reflexo do fenômeno El Niño. Entre as dez cidades mais afetadas pelo fogo, cinco estão em emergência pela estiagem.
Queimadas: Segundo especialistas, nesta época do ano, é comum que produtores façam incêndios para a limpeza de áreas de plantio e pasto.

Com o solo e a vegetação seca, as temperaturas altas e a falta de chuva, os pequenos focos logo ficam incontroláveis e se somam às queimadas na região.

Para além de impactar na qualidade do ar, na segurança e na rotina de quem mora no estado, as chamas ainda atingem vegetação nativa da Amazônia – bioma que vem sofrendo com o desmatamento – e chegam até os territórios indígenas. Entre as TIs impactadas está a Terra Indígena Yanomami, que passa por uma grave crise de saúde. (Por g1 RR — Boa Vista)