Uma ação da Polícia Militar da cidade de Santana do Araguaia, no sul do Pará, prendeu duas pessoas acusadas de tentativa de homicídio e estelionato. A ação policial que levou os dois homens para a cadeia, aconteceu no Distrito de Barreiras dos Campos, distante a cerca de 60 quilômetros da sede do município, na margem do rio Araguaia que divide o Pará do Tocantins.
Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada pela direção de um posto de saúde, informando que um homem havia sido levado para atendimento médico na unidade de saúde com um ferimento a bala.
Ao chegar no local, os policiais encontraram um0 camaronês N. W. R.
Para os policiais, o estrangeiro relatou que fora convidado por alguns indivíduos que conheceu na cidade de Santana do Araguaia, para ir ao Distrito de Barreiras dos Campos com a promessa de emprego e que no meio do trajeto os indivíduos tentaram lhe asfixiar com uma corda. Ele diz que isso fez com que ele entrasse em luta corporal com indivíduos conseguindo então fugir pelo mato.
Ainda segundo o camaronês, durante a fuga ele ouviu um disparo de arma de fogo e uma grande dor na região da cabeça, provocada por um projétil que atingiu de raspão. Ele teria sido levado por um popular até o posto de saúde, para receber atendimento médico.
Após ser medicado, a guarnição militar passou a fazer rondas com a finalidade de prender o agressor do camaronês que foi localizado e preso pela polícia, depois que a vítima que estava participando da procura o reconheceu como sendo um dos agressores.
Ao ser interrogado pelos policiais, o homem preso relatou que vinha sendo coagido a vender notas falsas fabricadas na hora e que ao levar o estrangeiro para o distrito de Barreiras dos Campos, entraram em luta corporal e que para se defender pegou a arma que caiu da cintura do estrangeiro e efetuou o disparo.
Para os policiais o acusado entregou equipamentos para falsificação de dinheiro que teria guardado para ser entregue à polícia que, segundo ele, pertencia ao camaronês. (Dol Carajás)