A ponte de concreto armado vai integrar a sede do município às comunidades de Taboca, Nereu, Teilândia, Campo Verde, Nova Vida, São José, Porto Estrela e Iriri.
A ponte vai oferecer mobilidade e facilitará o escoamento da produção agropecuária, principalmente do gado e do cacau. Com 480 metros de extensão, a ponte sobre o rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura.
O projeto atende às normas de engenharias civil e naval, terá duas pistas de rolamento, faixa de pedestres e iluminação pública em LED.
A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu e de integração do Araguaia (sul do Pará).
O município tem o maior rebanho bovino do Brasil e forte economia agropecuária. Com o novo acesso, será possível aquecer ainda mais a economia da cidade e integrar a região, atraindo investimentos e levando a mais desenvolvimento. (Victor Furtado, da Redação do Fato Regional).