A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) repassou, na quarta-feira (12), aos municípios de Colares e São Caetano de Odivelas, no nordeste do Pará, o kit técnico para o controle e análise da qualidade de água utilizada na piscicultura.
A entrega foi feita pelo secretário de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Giovanni Queiroz, e pelo coordenador de Aquicultura da Sedap, Alan Pragana, aos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que atendem os municípios.
Segundo a engenheira de pesca Andreia Lisboa, técnica da Emater, os kits vão atender direta e indiretamente ao todo 18 produtores que atuam na piscicultura de Colares e São Caetano de Odivelas. “Esses kits são essenciais para a qualidade de água na piscicultura, que agora a gente vai começar a monitorar a partir dessa aquisição. É a água que vai decidir o alimento, a quantidade de peixe e uma melhor qualidade do pescado que vai chegar na mesa do consumidor”, destaca.
“Os kits de análise de água aferem todas as características físico-químicas da água. Eles analisam oxigênio, pH, turbidez, amônia e outros fatores físico-químicos que possam interferir na criação do pescado. Para quem trabalha no setor de piscicultura, é importante verificar se tem impureza na água, se está limpa e se pode ou não fazer o cultivo”, explica.
As prefeituras que quiserem fazer a solicitação dos kits, basta enviar um ofício para a Sedap, via protocolo físico ou por e-mail ([email protected]), que o pedido será entregue para as prefeituras municipais solicitantes.
(Texto Por Lorena Esteves /foto/SEDAP)