A Coreia do Norte está construindo trechos do que parece ser um muro em vários locais perto da sua fronteira com a Coreia do Sul, revelam novas imagens de satélite.
Imagens analisadas pela equipe da BBC Verify também mostram que foram abertas áreas dentro do terreno da chamada Zona Desmilitarizada (DMZ, na sigla em inglês), o que os especialistas dizem que pode ser uma violação da trégua de longa data com a Coreia do Sul.
A DMZ é uma zona tampão de quatro quilômetros de largura entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul — ainda tecnicamente em guerra, uma vez que nunca assinaram um tratado de paz. A DMZ é dividida em duas, sendo cada lado controlado pelas respectivas nações.
Esta atividade recente é “incomum”, segundo os especialistas, e acontece em um momento de tensão crescente entre os dois países.
“Neste momento, só podemos especular que a Coreia do Norte está tentando reforçar sua presença militar e fortificações ao longo da fronteira”, diz Shreyas Reddy, correspondente do site especializado NK News, baseado em Seul.
(Por Jake Horton, Yi Ma, Dabiele Palumbo. Foto: BBC)