Terça-feira, 22 de abril de 2025
Redenção

500 mil imóveis do Minha Casa, Minha Vida vão ter placas solares; investimento é de R$ 3 bilhões

O objetivo do governo federal é tornar a conta de luz dos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) mais acessível. Para isso, foi anunciada a instalação de placas solares em 500 mil unidades residenciais do programa. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), juntamente com os ministros das Cidades, Jader Filho, e das Minas e Energia, Alexandre Silveira, em evento em Belo Horizonte (MG), na última sexta-feira (28).

Essa ação faz parte da nova etapa do Programa Luz para Todos, que vai aplicar R$ 3 bilhões para a compra e instalação dos painéis fotovoltaicos. O investimento será financiado pelo orçamento da União destinado ao Minha Casa, Minha Vida.

O governo federal quer promover uma atuação coordenada entre o Minha Casa, Minha Vida, o Programa de Eficiência Energética e o Programa de Combate à Pobreza Energética. O principal objetivo é reduzir os gastos das famílias com a conta de luz, com ações voltadas principalmente para famílias de baixa renda do MCMV, prioritariamente na faixa 1 (urbanas e rurais), podendo também se estender à faixa 2, em casos específicos.

(O Liberal – Valéria Nascimento. Foto: Igor Mota / O Liberal)