Sábado, 19 de abril de 2025
Redenção

Com mais força que o previsto, furacão Beryl chega à Jamaica após deixar 9 mortos no Caribe

O furacão “Beryl”, o maior a atingir o Caribe nesta época do ano, chegou à Jamaica pouco antes das 18h (horário de Brasília), segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês).

O Beryl atinge a costa jamaicana com mais força que o previsto. De acordo com boletim da NHC das 18h (horário de Brasília), o furacão caiu de classificação, está na categoria 4, mas ainda tem ventos de mais de 220 km/h.

A previsão inicial era de que o Beryl tivesse perdido força já na tarde de terça-feira, mas a intensidade do furacão vem surpreendendo meteorologistas. Após a Jamaica, o furacão Beryp assará pelas Ilhas Cayman, ainda nesta noite, e, na quinta-feira, atinge a costa sudeste do México, de acordo com a previsão atual do NHC.

Apesar de ter caído de classificação de volta para a 4 nas últimas horas, o Beryl continua com capacidade destruidora. Segundo o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonçalves, cerca de 90% das casas da Ilha de União, que integra o arquipélago, foram destruídas com a passagem do furacão.

Desde que tocou solo, em uma ilha de Granada, país no sudeste do Caribe, na segunda-feira (1º), o furacão já deixou nove mortos:

Três em São Vicente e Granadinas, disse uma autoridade local à Reuters;

Três na Venezuela, confirmou o presidente Nicolás Maduro em anúncio em rede nacional. Outros 4 estão desaparecidos;

Três em Granada, segundo o primeiro-ministro da ilha, Dickon Mitchell. (G1. Foto: AFP divulgação)