Domingo, 6 de outubro de 2024
Redenção

Municípios do sul do Pará serão beneficiados por ações ambientais

A Emater planeja fortalecer ações em programas estaduais existentes, como a emissão de cadastros ambientais rurais, apoio à regularização fundiária e o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), beneficiando mil famílias em sete municípios: Água Azul do Norte, Canaã dos Carajás, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte, Parauapebas, São Félix do Xingu e Tucumã.

Uma colaboração entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promete transformar a agricultura familiar no Pará nos próximos quatro anos.

Na terça-feira (2/7), a Diretoria Executiva da Emater, reuniu-se com representantes do governo federal, consultores e auditores na sede da Emater, em Marituba, para discutir a implementação do projeto “Inovação nas Cadeias Produtivas da Agropecuária para Conservação Florestal na Amazônia Legal”.

Com um aporte geral de 25 milhões e meio de euros do governo alemão, o foco inicial do Mapa é transformar a realidade de práticas predatórias na pecuária em cinco estados da região amazônica: além do Pará, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.

“O propósito desta parceria é fomentar a modernização dos processos de produção, com vista à preservação das florestas na Amazônia e em específico no estado do Pará”, resume o presidente da Emater, Joniel Abreu.

(Com informações de Aline Miranda. Agência Pará. Foto: Agência Pará divulgações).