Nesta quarta-feira (24), completa 19 dias que a Região Metropolitana de Belém não registra qualquer tipo de chuva e os termômetros têm alcançado temperaturas máximas de 34°, segundo a meteorologia. E, por enquanto, não há previsão de o clima mudar. O tempo deve continuar de sol forte nos próximos dias.
A quantidade de chuvas, na Região Metropolitana de Belém, neste mês de julho está 80% abaixo do que era esperado para o período, segundo Adriroseo Santos, coordenador do 1º Distrito de Meteorologia (Disme), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O cenário só deve mudar a partir de agosto.
[A transição do El Niño para o La Niña] em conjunto com a alta pressão anticiclonete que se formou no oceano Atlântico entrou para o continente, causando o bloqueio atmosférico que está impossibilitando a instabilidade (chuvas).
O motivo para a ausência de chuva, explica o meteorologista Adriroseo Santos, ocorre devido a um bloqueio atmosférico que impede a formação de chuvas.
Além disso, a região vive o período de transição do fenômeno El Niño para o fenômeno La Niña, ambos ligados as temperaturas das águas do oceano Pacífico.
O La Niña está relacionado a diminuição desta temperatura e o El Niño pelo aquecimento das águas. “O La Niña é o que provoca chuva na nossa região”, reforça Adriroseo.
(Por g1 Pará e TV Liberal — Belém-PA. Foto: Divulgação g1/PA)