Sábado, 12 de abril de 2025
Redenção

Temperatura poderá aumentar no sul do Pará no mês de agosto

A estiagem e as altas temperaturas devem chegar a seu ápice na próxima semana nas regiões sul e sudeste do Pará. É o que aponta dois monitores de acompanhamento metereológico do Brasil, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) e o MetSul Metereologia.

A temperatura mais alta deve chegar ao município de Santana no Araguaia com previsão de 44°C no dia 12, uma segunda-feira.

Marabá e Parauapebas, as duas principais cidades da região de Carajás também chegam ao limite do tempo seco e quente.

Essas altas temperaturas devem chegar no final de semana do Dia dos Pais e do encerramento das Olimpíadas de Paris 2024.

Agosto tem tudo para ser um dos meses mais quentes da história na região, combinando fenômenos que levam a uma baixa umidade, ventos muito fracos e temperaturas elevadas.

Toda a região Sul do Pará está sob alerta amarelo de baixa umidade — o terceiro mais grave na escala do Inmet —, com índices de 20% a 30%. Essa condição já pode afetar a saúde das pessoas mais sensíveis, demandando hidratação intensa.

O recomendável é evitar exposição ao sol nos horários mais secos. Há ainda risco de incêndios florestais e agravamento de queimadas provocadas por ação humana.

As temperaturas em Marabá devem chegar a 40 graus nos dias 10 (sábado), dia 12 (segunda-feira) e dia 13 chega a 41 graus (terça-feira). Enquanto isso, os dias mais quentes em Parauapebas devem ser na sexta (9), sábado (10), segunda (12) e terça (13) aonde a temperatura chega a 39 graus.

Em Canaã dos Carajás, as temperaturas ultrapassam os 40 graus na sexta e no sábado (9 e 10).

(DOL Carajás com informações de Fato Regional. Foto: Michel Garcia)