Quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Redenção

Ginasta romena recebe medalha de bronze tirada de americana após recurso

Depois da polêmica gerada ao redor da final individual do solo pela ginástica artística feminina nos Jogos de Paris, a ginasta romena Ana Maria Barbosu recebeu a medalha de bronze, nesta sexta-feira (16), em uma cerimônia na Casa Olímpica, em Bucareste, na Romênia.

Barbosu recebeu a joia olímpica pelas mãos do membro do COI, Octavian Morariu, e por Mihai Covaliu, presidente do Comité Olímpico e Desportivo Romeno, em uma cerimônia sem pompas. A medalha foi enviada à Romênia pelo Comitê Olímpico Internacional, após a decisão final da Corte Arbitral do Esporte (CAS), que anulou a revisão da nota da ginasta americana Jordan Chiles, anteriormente premiada com o bronze, em terceiro lugar no solo.

Ana, Sabrina Voinea, também romena que ficou em quarto lugar na prova do solo, e outros medalhistas do país ganharam um carro personalizado, além de seguro de vida e plano de saúde nos próximos quatro anos.

A ginasta americana foi obrigada a devolver a medalha de bronze, e lamentou muito a decisão do CAS nas redes sociais, nesta quinta-feira. Considerando a determinação injusta, Jordan agradeceu o amor que recebeu de muitos torcedores e afirmou estar passando por um dos momentos mais difíceis de sua carreira.

(Por Ge. Foto: AFP)