Sábado, 19 de abril de 2025
Redenção

Israel declara emergência e lança ataques ao sul do Líbano após identificar ofensiva do Hezbollah

O exército israelense ordenou bombardeios no sul do Líbano neste domingo (25) após identificar planos para uma ofensiva do grupo extremista Hezbollah contra o país.

Como resposta, o grupo extremista Hezbollah lançou um ataque em larga escala contra Israel, que declarou estado de emergência.

Entenda a escalada do conflito:

Neste domingo (25), o exército de Israel disparou bombardeios aéreos “preventivos” contra alvos do Hezbollah no sul do Líbano, após detectar planos para uma investida significativa em seu território.

Depois disso, o Hezbollah afirmou ter iniciado a “primeira fase” de um grande ataque contra Israel, disparando 320 foguetes e drones, atingindo 11 locais militares do país.

O Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, então decretou um estado de emergência de 48 horas em todo o país, começando às 6h da manhã deste domingo.

As Forças de Defesa de Israel (FDI, na sigla em inglês) informaram que cerca de 100 caças “atingiram e destruíram milhares de lançadores de foguetes do Hezbollah” em mais de 40 locais.

O Hezbollah disse que atacou 11 estruturas israelenses. Na mira estavam o “Domo de Ferro” de Israel, além de um “alvo militar especial” que não foi especificado. Imagens divulgadas por Israel mostram o Domo de Ferro operando para repelir os ataques dos extremistas. Assista acima.

De acordo com o Hezbollah, mais de 300 foguetes “Katyusha” e drones foram lançados contra Israel em resposta ao assassinato de um dos chefes do grupo em julho. Fuad Shukr, considerado o número 2 do Hezbollah, foi morto em Beirute durante um ataque israelense.

(Por Wesley Bischoff, g1 — São Paulo. Foto: REUTERS/Aziz Taher)