Terça-feira, 17 de setembro de 2024
Redenção

Incêndio em reserva indígena no PA já chegou em 30 aldeias

O fogo que consome a reserva indígena Mãe Maria, localizada em Bom Jesus do Tocantins no sudeste paraense, já atingiu as 30 aldeias localizadas no local. A reserva abriga quatro povos indígenas, Gavião Akrãtikatêjê, Gavião Parkatêjê, Guarani e Guarani Mbya e abriga mais de 1.300 indígenas.

De acordo com o indígena Ayron, que mora em uma das aldeias Kyikatejê, o fogo começou a consumir a área em meados do mês de julho, e aumentou sua criptação nos últimos dias. “O fogo já está desde julho, já consumiu praticamente tudo, animais morreram queimados, árvores estão sendo queimadas, muita destruição”, disse ele.

O Corpo de Bombeiros de Marabá foi mobilizado para combater o fogo, mas a dimensão e a intensidade do incêndio têm dificultado os esforços de contenção. As condições climáticas adversas, com ventos fortes e vegetação seca, favorecem a rápida propagação das chamas, tornando o controle ainda mais desafiador para as equipes de emergência.

Possuindo mais de 62 mil hectares, a terra indígena Mãe Maria é cortada por uma linha de transmissão da Eletronorte, originada na Usina Hidrelétrica de Tucuruí e pela Estrada de Ferro Carajás, da Vale, em um trecho de 18 quilômetros.

(Dol Carajás/Michel Garcia. Foto: Reprodução/redes sociais)