Quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Redenção

O que pode acontecer com Datena após cadeirada em Marçal?

José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada durante debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo no domingo (15), que era transmitido ao vivo pela TV Cultura.

Após o episódio, Marçal foi internado no Hospital Sírio-Libanês e recebeu alta na manhã desta segunda-feira (16). Em coletiva na saída do hospital, ele disse que a agressão “foi só um esbarrão”, classificou o episódio como deprimente e afirmou que pedirá a cassação do registro de Datena.

O advogado de Pablo Marçal registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal e injúria contra Datena. A Secretaria da Segurança Pública confirmou que o caso foi registrado no 78° DP (Jardins).

Âmbito eleitoral

Sob o ponto de vista da Justiça Eleitoral, segundo especialistas é pouquíssimo provável que Datena tenha a candidatura afetada ou cassada, por exemplo.

“A agressão física ou verbal, embora seja moralmente condenável, não é causa legalmente prevista para que o registro da candidatura de alguém seja cassado. Portanto, Datena, se quiser, poderá continuar a concorrer pelo cargo de prefeito”, afirmou Maira Scavuzzi, Advogada especialista em direito penal e constitucional

injúria com violência, que chegou às vias de fato”, aponta Andrade.

(Por Gustavo Honório, Cíntia Acayaba, Kleber Tomaz, g1 SP e TV Globo — São Paulo. (Foto: Reprodução/Instagram/@pablomarcalporsp).