A vacina oral da poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como “gotinha” e aplicada atualmente em duas doses, será substituída por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP) que é injetável, como detalhado pelo Ministério da Saúde. A mudança se dará até o dia 4 de novembro. A decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.
O Ministério da Saúde já enviou recomendações aos estados para desenvolverem ações e preparem seus respectivos municípios para a retirada da VOPb e a substituição das doses de reforço. Também de acordo com o objetivo é que o esquema vacinal contra a doença seja exclusivo com VIP em todo o Brasil.
O esquema vacinal atual contempla a administração de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOPb, a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos. A partir de 4 de novembro, com a VOPb deixando de ser utilizada, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses, de modo que o esquema vacinal com o referido imunobiológico será: 2 meses – 1ª dose; 4 meses – 2ª dose; 6 meses – 3ª dose; e 15 meses – dose de reforço.
(Por Gabriel Pires. Foto: Marcos Barbosa/Comus)