Terça-feira, 22 de abril de 2025
Redenção

Como funcionava suposto esquema de desvio de recursos com eventos e rodeios no TO

Diversas caixas lotadas de documentos foram retiradas de secretarias de estado do Tocantins alvos de operação que investiga suposto desvio de recursos por meio de empresas contratadas para realizar eventos e rodeios.

Na quinta-feira (17), policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão em 15 endereços, incluindo prédios públicos das secretarias de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, conforme determinação da 3ª Vara Criminal de Palmas.

Também são alvos da operação empresas de eventos, associações e institutos sem fins lucrativos. Um Instituto Cultural é um dos investigados, que segundo a decisão era utilizado como meio de captação de recursos públicos para realização de eventos. O dinheiro, posteriormente, seria desviado e distribuído de forma ilícita.

Uma outra empresa tem endereço comercial no município de Fátima, na região central do estado. Entretanto, segundo os moradores do município, o estabelecimento nunca existiu no endereço indicado.

A mesma empresa tem como principal atividade o comércio varejista especializado em eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo, e teria feito diversas propostas para realização simultânea de eventos em localidades distintas.

Para a polícia, a realização desses eventos demandaria uma grande capacidade técnica e operacional incompatível com a estrutura da empresa.

(Por Ana Paula Rehbein, g1 Tocantins e TV Anhanguera. Foto: TV Anhanguera/ Ana Paula Rehbein)