O candidato à Prefeitura de Belém no segundo turno das Eleições 2024, delegado Éder Mauro (PL), foi entrevistado pela TV Liberal na noite de sexta-feira (25), a dois dias das eleições. A entrevista ocorreu após o candidato Igor Normando (MDB) faltar ao debate.
Éder falou sobre como pretende resolver problemas relacionados ao lixo na capital paraense, sobre propostas para saúde, educação, as diferenças políticas que tem com o governador do Pará e sobre como deve conduzir a COP-30 em Belém, se eleito.
“Tanto o meu partido nunca foi contra a questão do meio ambiente contra a COP- 30 e muito menos eu”, afirmou.
Com mediação da apresentadora Priscilla Castro, a entrevista durou 25 minutos, sendo transmitida ao vivo, de Belém, pela TV Liberal e pelo g1.
A primeira pergunta feita a Éder Mauro foi sobre a questão do lixo em Belém. Ele falou sobre proposta de novo aterro sanitário, visto que o atual tem previsão de não receber mais lixo em fevereiro de 2025.
“Ninguém resolve isso sozinho, nós temos que reunir as três prefeituras [Belém, Ananindeua e Marituba] junto com os órgãos competentes, junto com o Ministério Público, junto com todo mundo que possa tratar da questão, principalmente do meio ambiente, para que a gente possa dar uma solução séria, definitiva, permanente. Inclusive com capacidade para que a gente possa fazer um novo aterro sanitário e de uma forma que a gente possa atender os três municípios”, afirmou.
Delegado Éder Mauro respondeu também perguntas sobre como vai articular politicamente projetos e recursos para Belém mesmo tendo fortes divergências com o governador do estado e o presidente da república e também sobre a COP-30.
“Essas narrativas de que nós somos negacionistas sempre são de pessoas que querem criar impacto para que tente denegrir a imagem daqueles que fazem o que é certo e defendem valores que são corretos”, disse.
O candidato também respondeu perguntas sobre seus programas da área da saúde. Éder Mauro diz que pretende usar a infraestrutura da rede particular para diminuir a fila de cirurgias eletivas.
Sobre a promessa em relação ao transporte público de fortalecer o BRT e implantar o bilhete único, o candidato disse que promete fazer com o que o BRT funcione de forma integrada, com o terminal de São Brás funcionando como ponto estratégico de interligação dos veículos do centro de Belém para os interiores dos bairros.
Éder Mauro também falou a respeito dos projetos que tem para a educação em Belém. O candidato do Partido Liberal disse que quer criar mais creches a partir de parcerias público-privadas.
“Vamos ter recurso para construir novas creches e, além de construir com os recursos da prefeitura, vamos construir creche através de participação público-privado através de convênio com igreja com as quais já estou conversando para que a gente possa fazer esse tipo de atendimento”, disse.
Cada candidato tinha um púlpito disponível e Éder Mauro pôde andar pelo estúdio e durante suas falas, mencionou por diversas vezes a ausência do candidato Igor Normando. O púpito de Igor ficou vazio durante a entrevista de Éder.
(Por g1 Pará — Belém. Foto: Eduardo Quemel/g1)