Sábado, 19 de abril de 2025
Redenção

Sul do Pará está sob alerta laranja para graves tempestades

Na quinta-feira (31), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja — o segundo nível mais grave após o alerta vermelho — de tempestades para os 15 municípios do Sul do Pará. A transição para o inverno, como o órgão já havia apontado, se consolida neste final de mês e as chuvas devem se tornar mais frequentes e mais intensas. A população deve ficar atenta e procurar abrigo, caso comece a chover devido ao risco.

“Situação meteorológica perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, diz o alerta laranja do Inmet, divulgado na quinta-feira (31).

Devido aos riscos de relâmpagos, é recomendável não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada na hora da tempestade. Os ventos fortes também podem causar perigo no trânsito, sobretudo para motociclistas.

O clima é monitorado constantemente pelo Inmet e outras entidades de meteorologia para fornecer informações importantes para a população e gestores públicos não serem pegos desprevenidos.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional. Fato Regional / Arquivo)