Terça-feira, 22 de abril de 2025
Redenção

Gigante e forte: conheça sucuri que fez motoristas pararem em rodovia para ela atravessar pista em Goiás

Uma sucuri gigante surpreendeu motoristas que passaram pela GO- 010, em Leopoldo de Bulhões, no sudeste de Goiás. O animal que parou veículos na pista é conhecido por ser a maior e mais forte entre as sucuris.

De acordo com o biólogo Edson Abrão, trata-se de uma sucuri-verde, espécie encontrada em todo o território nacional. “Esse animal está ali na região, próximo de um lago, porque a sucuri é uma serpente semiaquática, que passa o maior tempo da vida dela dentro da água”, esclareceu o biólogo sobre o local em que a cobra foi encontrada, em Leopoldo de Bulhões.

De acordo com informações do Instituto Butantan, a sucuri-verde é considerada a maior serpente em volume corpóreo do mundo. O animal pode atingir até sete metros e pesar mais de 130kg, diz o instituto. Em comprimento, ela só perde para a píton-reticulada, encontrada no sudeste da Ásia.

O biólogo e professor Nelson Jorge da Silva Júnior informou ainda que essa é a única espécie de sucuri encontrada em Goiás. “O que ocorre é que a cor verdadeira é oliva (entre amarelo e verde) e depende se está com limo (sujeira do rio). Quando ficam mais idosas tendem a ficar com a pele mais escura”, explicou Nelson.

Perigosa?

A sucuri, mundialmente conhecida como “Anaconda” por conta do cinema, não é venenosa, mas sim constritora. Isso significa que essas cobras usam a força muscular para imobilizar e matar suas presas por asfixia.

(Por Gilmara Roberto, Nielton Santos, g1 Goiás. Foto: Arquivo pessoal/Claudio Roberto)