Belém enfrenta uma crise na segurança pública desde o começo deste mês de novembro. Até a última segunda-feira (11), ao menos oito agentes foram baleados, sendo que cinco deles morreram. Dos oito ataques a tiros, sete deles ocorreram na capital, Belém, e um no município de Marituba.
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará (Segup), dos cinco agentes mortos, de 1º a 11 de novembro, quatro são policiais militares – o dobro do registrado no mesmo período em 2023. A outra morte foi de um militar da aeronáutica.
O último crime ocorreu na noite de domingo (10), no bairro da Sacramenta, em Belém. O sargento Manoel Valdomiro Martins Cardoso estava de folga em um bar, quando foi atingido por vários tiros.
O assassino, com uma camisa de motociclista por aplicativo, se aproximou, parou perto do bar, atirou contra o policial e depois fugiu acompanhado de um comparsa.
Todos os casos ainda estão sob investigação. A Secretaria de Segurança Pública diz que intensificou ações policiais nos bairros da Pratinha, Tapanã, Guamá e Terra Firme para tentar evitar novos ataques a agentes de segurança.
Linha do tempo dos ataques na Grande Belém
2/11 – Sargento da PM Carlos Alberto Castro da Silva. Morto na rua São Francisco, no bairro Novo, no município de Marituba.
3/11 – Militar da Aeronáutica Kevem Wallace Souza de Souza. Morto na passagem Tucunduba I, no bairro do Guamá, em Belém.
5/11 – Sargento reformado da PM Alberto de Souza da Silva. Morto no Conjunto Panorama XXI, no bairro Mangueirão, em Belém.
5/11 – Sargentos da PM Jorge Valente e Alex Santos. Baleados dentro da viatura na passagem Tucunduba, no bairro do Guamá, em Belém. Ambos sobreviveram.
6/11 – Ex-cabo da PM Wesclei Silva Souza. Morto na travessa Alferes Costa, no bairro da Pedreira, em Belém.
7/11 – Cabo da reserva da PM Raimundo Daniel Lopes. Sequestrado, baleado e torturado no bairro do Barreiro, em Belém. Vítima sobreviveu.
10/11 – Sargento Manoel Valdomiro Martins Cardoso. Morto no bairro da Sacramenta, em Belém.
Depois dos crimes, a Secretaria de Segurança Pública disse que reforçou o policiamento nas ruas da Região Metropolitana de Belém.
(Por g1 Pará — Belém. F oto: Reprodução/ TV Liberal)