A escola municipal Filomeno de Sousa Reis é a primeira de São Félix do Xingu, no sul do Pará, a aderir ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Essa é uma das estratégias do Comando de Policiamento Regional XIII, sob o comando do coronel Formigosa, para levar uma cultura de paz às crianças e adolescentes xinguenses.
A implementação do Proed na escola municipal Filomeno de Sousa Reis foi consolidada com uma aula inaugural para os alunos das turmas A, B e C do 5º Ano. As lições foram conduzidas pelo coronel Formigosa, junto aos cabos Siqueira e Jean Ramos. Graças à boa recepção no projeto piloto de São Félix do Xingu, pelo menos mais duas escolas deverão aderir ao Proerd.
Conhecido em todo o Brasil pelo mascote que é um Leão, o Proerd é um programa da Polícia Militar, que capacita crianças e adolescentes a resistirem ao uso de drogas e à violência. Os policiais que participam do programa estimulam conhecimentos e habilidades para escolhas saudáveis, autoconfiança, senso de comunidade, disciplina, entre outros conceitos.
(Fato Regional/Victor Furtado. Foto: Foto: Divulgação / CPR XIII).