Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Redenção

G20 no Rio: temas serão discutidos

A Cúpula do G20 começa nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, com a presença de chefes de Estado e delegações de 40 países, além de 15 organismos internacionais.

8h30 ocorreu a chegada dos líderes mundiais no Museu de Arte Moderna (MAM), no Centro do Rio, a sede do encontro. Estão no Rio os presidentes de potências como Estados Unidos (Joe Biden) e China(Xi Jinping).

O que é a Cúpula do G20?

A Cúpula do G20 é um encontro anual que reúne os líderes das 19 principais economias do mundo, além da União Europeia e, recentemente, a União Africana.

O G20, o grupo dos 20 (que com a entrada da União Africana poderia ser G21), foi criado em 1999 em resposta a crises financeiras e tem como objetivo promover a cooperação econômica internacional.

Durante a cúpula, os líderes finalizam discussões popostas no início de cada ano. Uma série de reuniões e grupos de trabalho vão moldando o que é concluído nestes dois dias da cúpula, declaração final.

Os debates envolvem questões globais como desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, saúde, agricultura, e combate à corrupção.

A cada ano, um país preside o G20. Este ano, o Brasil passa o bastão para a África do Sul, a próxima sede.

O que será debatido e proposto?

O Brasil, como presidente do grupo, definiu três prioridades que terão as propostas incluídas na declaração final do G20:

Acordos para o combate à fome e à pobreza – será lançada oficialmente a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza;

Sustentabilidade e enfrentamento às mudanças climáticas;

E a reforma da governança global, com mais representatividade de países emergentes em órgãos internacionais – como a Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo.

A taxação de grandes fortunas, direitos iguais entre homens e mulheres e o fim das guerras também estão na pauta que deve compor a declaração final.

(Por g1 Rio. Foto: Rafa Neddermeyer/Audiovisual G20)