O Hospital Ophir Loyola (HOL), em Belém, é o único hospital da rede pública de saúde do Norte do País a realizar o transplante autólogo de medula óssea, que ocorre quando o procedimento é realizado com a medula do próprio paciente.
Desde o credenciamento, em 2023, pelo Ministério da Saúde (MS), como centro deste tipo de transplante, a unidade registrou a execução do procedimento, com sucesso, em dez pacientes. Essa conquista do Governo do Estado amplia as modalidades de transplantes no Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O onco-hematologista Thiago Carneiro, responsável técnico pelo Transplante Medula Óssea (TMO) do HOL, explica que o procedimento é uma das formas de tratamento dos chamados ‘cânceres do sangue’, a exemplo de linfomas, leucemias e mieloma múltiplo, que pode alcançar melhores resultados cientificamente. Atualmente, cerca de 90% da demanda onco-hematológica do Pará é assistida pelo Hospital Ophir Loyola.
Parceria
O serviço de transplante é realizado em cooperação técnica com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), que é referência nos serviços de assistência médica hematológica, distribuição, armazenamento e processos que envolvem o manuseio da medula óssea.
A Fundação também é a única Instituição pública do Pará que possui a Máquina de Aférese Terapêutica Haemonetics, responsável por essa operação.
(Por Giovanna Abreu/Agência Pará. Foto: Foto: Leila Cruz / Ascom/HOL).