Quarta-feira, 16 de abril de 2025
Redenção

Ladrões roubam joias consideradas ‘tesouro nacional’ em museu da França

Ladrões armados roubaram joias consideradas um tesouro nacional e avaliadas em vários milhões de euros de um museu francês, disseram várias fontes à AFP nesta sexta-feira (22), em um assalto aparentemente bem planejado.

Por volta das 16 horas de quinta-feira, os ladrões chegaram em motocicletas ao museu de arte sacra de Hiéron, na cidade de Paray-le-Monial, disse à AFP o prefeito Jean-Marc Nesme.

Três dos assaltantes entraram no museu, que é aberto ao público, usando capacetes, enquanto o quarto estava de guarda do lado de fora, acrescentou Nesme, confirmando uma reportagem do Journal de Saône-et-Loire.

Depois de disparar vários tiros, eles se dirigiram à obra-prima do museu, “Via Vitae”, feita em 1904 pelo ourives Joseph Chaumet e avaliada entre 5 e 7 milhões de euros (entre R$ 30 e 42 milhões).

Várias estatuetas de ouro e marfim e ornamentos de esmeralda foram retirados dessa obra monumental, que narra a vida de Jesus, depois de serrarem o vidro blindado que a protegia com uma serra elétrica.

(Por France Presse. Foto: Reprodução/Museé Hieron)