Nesta quinta-feira (28) Belém receberá a 6ª edição do Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade. O evento será realizado no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. A realização é do Comitê Internacional de Qualidade de Cacau Especial (CNQCE).
A coordenação local é da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Esta será a segunda vez que a capital paraense será palco do concurso que recebe o aporte financeiro do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).
O Pará estará representado por 11 produtores que estão concorrendo ao prêmio de melhor amêndoa do Brasil. No total, 20 produtores do Brasil foram selecionados para a grande final em Belém.
O evento representa um marco na valorização do cacau brasileiro e premiará a melhor amêndoa de cacau do Brasil. A que se destacar em primeiro lugar representará o Brasil no concurso de melhor amêndoa do mundo, no próximo ano, em Amsterdã, na Holanda.
O concurso acaba proporcionando o empenho intenso dos produtores em qualificar cada vez mais a sua amêndoa. O Pará tem se consagrado com frequência entre os premiados.
Ano passado, por exemplo, os produtores Leomar Silva Vieira (Medicilândia), Francisco Pereira Cruz (Novo Repartimento) e João Rios de Sousa ficaram entre os premiados da noite (o primeiro na categoria varietal e os demais na categoria mistura).
(Agência Pará. Foto: Agência Pará)