Mais de 100 estudantes paraenses estão em São Paulo para a final do Desafio Liga Jovem, uma competição de educação e tecnologia com várias escolas do país. Participam do desafio representantes de 16 estados, entre eles quatro alunas do Pará.
Realizada pelo Sebrae, por meio do Instituto Ideias de Futuro, o Desafio Liga Jovem ocorre até 30 de novembro e premia os melhores colocados em quatro categorias: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior.
Para a professora Tatiana de Castro Oliveira, orientadora do projeto VivaEco, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), participar da premiação é uma forma de levar empoderamento e renda às mulheres.
“O empreendedorismo do nosso projeto se propõe a levar empoderamento às mulheres. Adaptamos um projeto local da professora Silvana Palha, chamado Escola Viva em Movimento, e queríamos levar renda para mulheres de baixa renda da periferia de Belém”, afirma.
Além da professora Tatiana Oliveira, o projeto VivaEco é integrado pelas alunas do Ensino Médio Sofia Silva, de 19 anos; Jaqueline Freitas e Saphyra Aguiar, ambas de 17 anos.
(Por Marcus Passos, g1 Pará — Belém. Foto: Divulgação)