Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Redenção

Governo Lula Adota Tom Cauteloso em Relação à Situação na Síria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Ricardo Stuckert/PR

O governo brasileiro anunciou que manterá um tom cauteloso sobre a situação de conflito na Síria, deixando as manifestações oficiais sob a responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores. A decisão busca evitar polêmicas, como as que marcaram pronunciamentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação a conflitos internacionais, como os da Ucrânia e de Israel.

Em nota divulgada no último sábado, antes da queda de Bashar Al-Assad, o Itamaraty afirmou que o Brasil acompanha com preocupação a escalada de hostilidades na região. O comunicado destacou a importância de assegurar a integridade da população e da infraestrutura civis, respeitando o direito internacional, incluindo o humanitário, e reforçando a unidade territorial da Síria conforme as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O Brasil reiterou seu apoio a uma solução política e negociada para o conflito, que respeite a soberania e a integridade territorial do país. Além disso, a nota incentivou cidadãos brasileiros presentes na Síria a deixarem o território, embora, até o momento, não haja previsão de uma operação oficial de resgate.

A medida demonstra o posicionamento estratégico do governo brasileiro em priorizar a estabilidade nas relações internacionais, delegando a condução diplomática ao Itamaraty para minimizar impactos em sua política externa.

FONTE: (CNN)