Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Redenção

Ex-secretário do Tocantins tem prisão decretada em operação da PF que investiga desvios milionários

O ex-secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Claudinei Aparecido Quaresemin, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal por suposto envolvimento em uma organização criminosa suspeita de atuar em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

A investigação que incluiu o nome do ex-secretário faz parte da “Operação Overclean”, deflagrada na terça-feira (10) e que faz parte de uma força-tarefa da Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF), Receita Federal e a Controladoria-Geral da União. Os mandados foram cumpridos contra empresários e gestores de órgãos públicos da Bahia, mas também contra pessoas de São Paulo, Goiás e do Tocantins.

Conforme decisão que determina a prisão de Quaresemin e mais 16 pessoas, o ex-secretário teria beneficiado uma das empresas investigadas em licitações para a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc) e Secretaria de Estado da Administração (Secad).

O Governo do Estado explicou, por meio de nota, que o processo licitatório na Secad seguiu rigorosamente todas as disposições legais e que mesmo com a empresa sendo vencedora do processo e a ata de registro de preços ainda esteja vigente, não existem contratos entre o Estado do Tocantins e a empresa investigada. Também destacou que a Secad tem pleno conhecimento da investigação em curso e tomará as medidas cabíveis, suspendendo o prosseguimento de quaisquer contratações derivadas da ata de registros de preços que envolveu a empresa investigada.

Com relação à Seduc, o contrato é de 2020, anterior à gestão atual, e foi mantido, segundo o Governo, pela necessidade de continuidade dos serviços. Mas os pagamentos à empresa foram suspensos imediatamente.

(Por g1 Tocantins e TV Anhanguera. Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins)Ex-secretário do Tocantins tem prisão decretada em operação da PF que investiga desvios milionários