Um levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur) revelou um crescimento expressivo de municípios paraenses no ranking do Mapa do Turismo Brasileiro. O estudo avalia o fluxo turístico, a geração de empregos e a arrecadação de impostos provenientes do setor, categorizando as cidades em escalas de “A” a “E”, com base em indicadores técnicos.
Os resultados demonstraram avanços significativos. Belém, que já estava na categoria “A”, agora tem a companhia de Santarém e Altamira como destinos de maior relevância nacional e internacional. Os municípios de Ananindeua, Bragança, Cametá, Canaã dos Carajás, Castanhal, Itaituba, Marapanim, Novo Repartimento, Parauapebas, Tucuruí e Vitória do Xingu subiram para a categoria “B”, evidenciando o aumento do fluxo turístico e o fortalecimento econômico nesses locais.
Na categoria “C”, destaque para cidades como Abaetetuba, Óbidos e Tomé-Açu, que apresentaram progressos notáveis. Municípios como Benevides, Maracanã e Santa Izabel do Pará avançaram para a categoria “D”, consolidando o esforço regional para aprimorar a infraestrutura e promover o turismo.
A categorização considera critérios como empregos formais no setor, fluxo de turistas, arrecadação de impostos e serviços turísticos registrados. Esses dados, obtidos por meio do Relatório Anual de Informações Sociais (Rais), da Fipe e da Receita Federal, referem-se ao período de 2021.
(Por Israel Pegado -SETUR). Foto: divulgação)