O prefeito eleito de Belém, Igor Normando (MDB), foi empossado na quarta-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O novo gestor anunciou ação de limpeza, maior ritmo nas obras da COP e atuação de fiscalização da Polícia Militar no trânsito de Belém.
Sobre o primeiro ato como prefeito de Belém, Igor Normando afirmou que a partir desta quinta-feira (2) iniciará um grande mutirão de limpeza na cidade.
“Nós vamos dar início à gestão da cidade, vamos fazer um grande mutirão de limpeza, lançando o programa Belém-Limpa, que vai desobstruir os canais, os bueiros e também vai se desencadear uma série de projetos relevantes para a cidade”.
Segurança
Normando também falou sobre a questão da segurança. Segundo ele, a prefeitura está em conversa com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup) para fazer uma política de segurança integrada, onde policiais militares participaram da fiscalização do trânsito da capital.
Segundo o prefeito, a pauta está sendo debatida junto à Segup. “A ideia é que a gente faça uma força tarefa para que isso possa avançar”, contou.
Ainda sobre a segurança pública, o governador do estado Helder Barbalho que estava ao lado de Igor, afirmou que dentro dos próximos dias, o governo estará fazendo entregas de armamentos para a Guarda Municipal de Belém (GMB).
Reforma administrativa
Segundo Igor, a prefeitura de Belém possui atualmente 2.800 cargos comissionados. Ele pretende reduzir em pelo menos 20% da folha e 20% do custeio para realizar investimentos na cidade. Ainda segundo ele, as 42 secretarias terão redução parar no máximo 31.
Perfil
Igor Normando tem 37 anos e já atuou como titular da Secretaria de Estratégia de Articulação e Cidadania (Seac) do Pará entre fevereiro de 2023 e junho de 2024.
(Por Thaís Neves, Marcus Passos, g1 Pará — Belém. Foto: Reprodução/TV Liberal)