Uma coincidência tem chamado a atenção nas redes sociais: o calendário de 2025 é exatamente igual ao de 1969. Ou seja, para quem ainda não comprou o calendário deste ano, não se preocupe. Basta reciclar o modelo de 56 anos atrás, já que a sequência de dias é idêntica. Essa repetição acontece por um motivo matemático: a cada 28 anos, o ciclo do calendário se repete, fazendo com que os dias dos meses coincidam. Por isso, 2025 será igual a 1997, 1969, 1941… e também será igual a 2053 e 2081.
No entanto, em 2100, o ciclo será reajustado devido a uma regra peculiar dos anos bissextos. Mas será que 2025 será tão histórico quanto 1969? Apesar de mais de cinco décadas de distância, diversos acontecimentos daquele ano ainda são lembrados até hoje.
Confira momentos marcantes que aconteceram há 56 anos:
Último show dos Beatles
O dia 30 de janeiro de 1969 ficou eternizado na história da música como a data do último show dos Beatles.
Curitiba como capital do Brasil
Entre os dias 24 e 26 de março de 1969, Curitiba teve um papel inusitado na história política do Brasil. Durante esse período, a cidade foi escolhida como a capital provisória do país, um movimento motivado pelo apoio significativo da cidade à ditadura militar.
Primeiro homem a pisar na lua
Em 20 de julho de 1969, o mundo presenciou um dos maiores feitos da história da humanidade: Neil Armstrong se tornou o primeiro ser humano a pisar na Lua. A missão Apollo 11, liderada pela NASA, fez história com os astronautas Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins.
Morte do presidente Costa e Silva
O Brasil viveu um momento de turbulência política em 31 de agosto de 1969, quando o presidente Artur da Costa e Silva, responsável pelo decreto do Ato Institucional Número 5 (AI-5), que endureceu a repressão durante a Ditadura Militar, sofreu um acidente vascular cerebral.
Estreia do ‘Jornal Nacional’
O dia 1º de setembro de 1969 marcou a estreia do Jornal Nacional, o primeiro telejornal transmitido em rede nacional no Brasil. Apresentado por Cid Moreira e Sérgio Chapelin, o programa da Rede Globo foi um marco na história da televisão brasileira, trazendo um novo formato de jornalismo ao país.
O milésimo gol de Pelé
No dia 19 de novembro de 1969, o futebol brasileiro foi eternizado com um feito histórico: Pelé marcou seu milésimo gol. A partida, disputada no Maracanã contra o Vasco, terminou com a vitória do Santos por 2 a 1.
(*Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web em OLiberal.com. Foto: Arquivo AT)