Ano a ano a procura pela viagem no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás aumenta. Em 2024, foram 423 mil pessoas transportadas, um recorde considerando o histórico desde que o transporte começou a ser oferecido em 1986. O total de passageiros de 2024 é cerca de 28% superior ao registrado em 2019, ano que antecedeu a pandemia. Naquele ano, foram 329 mil pessoas.
Na última pesquisa realizada pela Vale junto aos usuários, entre os principais motivos da escolha pelo trem estão a segurança e valor das passagens. A viagem de trem chega a ser até 50% mais barata do que a rodoviária em alguns trechos, quando comparados os mesmos percursos.
Quando se fala do aspecto ambiental, o trem ainda leva vantagem pela quantidade de pessoas transportadas em uma só viagem. Isto porque a emissão de CO2 proporcional ao total de usuários é menor. Para se ter uma ideia, se fossem utilizar ônibus rodoviários para levar os passageiros transportados pela EFC em 2024, seriam necessários 9.409 veículos. Com menos veículos nas estradas, além do meio ambiente, o trânsito também é beneficiado.
A partir de 2027, como parte do contrato de antecipação das concessões firmado entre a Vale e o Governo Federal em 2020, o trem de passageiros terá frequência diária nos dois sentidos. Ou seja, um trem percorrerá o sentido de ida; enquanto, o outro, fará o sentido contrário no mesmo dia.
Hoje, o trem circula em dias alternados, saindo de São Luís, às segundas-feiras, quintas e sábados. Retornando, do Pará ao Maranhão, nos demais dias. Às quartas, o trem passa por manutenção em São Luís e não circula.
É o trem de passageiros da EFC é o que percorre a maior distância entre dois pontos no Brasil. Com 15 pontos de parada entre os estados o Maranhão e Pará, o trem percorre 27 municípios, em 16 horas de viagem, sendo muitas vezes a melhor forma de acesso a alguns povoados e comunidades vizinhas à ferrovia.
(Correio de Carajás. Foto: Divulgação Vale)