Domingo, 20 de abril de 2025
Redenção

Estimativa aponta Mato Grosso com 2º maior PIB do país com destaque para agropecuária

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para Mato Grosso deve ser de 4,1%, tornando o estado, o 2º que mais deve crescer em 2025, atrás apenas de Mato Grosso do Sul (4,2%), de acordo com projeções do Banco do Brasil divulgadas na última semana.

Mato Grosso do Sul: 4,2%

Mato Grosso: 4,1%

Rio Grande do Sul: 4,0%

Goiás: 3,3%

Tocantins: 3,2%

Piauí: 3,1%

O número é 1,9% superior à estimativa registrada para o Brasil (2,2%).

O destaque é para o setor agropecuário com uma estimativa de 7,7%. Em relação à soja, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que Mato Grosso está entre os estados com maior participação na produção nacional, com 12,3%.

Paraná: 20,3%

Rio Grande do Sul: 18,4%

Mato Grosso: 12,3%

Goiás: 10,9%

O consultor de política agrícola Thiago Rocha aponta alguns fatores que contribuem para esse saldo positivo.

“A área de soja e a performance no plantio, associado ao bom clima na primeira fase, levam a crer que será uma boa safra da oleaginosa”, ressaltou.

Apesar de citar o clima como um fator positivo, Thiago enfatiza que janeiro é um mês de chuvas intensas em Mato Grosso, o que pode atrasar a colheita da soja e, consequentemente, afetar a produção do milho.

As projeções para a produção de milho no estado considerado o maior produtor nacional, apresentam um recuo de 6,4%, impactado pela diminuição no rendimento médio, especialmente da segunda safra.

“Atraso na colheita da soja significa redução da janela ideal de plantio do milho e, portanto, possível variação da produtividade para baixo”, explicou.

(Por Jardes Johnson, g1 MT. Foto: Sedec-MT/Divulgação)