Segunda-feira, 14 de abril de 2025
Redenção

Dois juízes da Suprema Corte do Irã são mortos a tiros

Dois juízes da Suprema Corte do Irã foram mortos em seus escritórios em Teerã neste sábado (18). A informação é da autoridade oficial do judiciário iraniano, Mizan Online, divulgadas pela agência de notícias Associated Press (AP).

Os responsáveis das 39ª e 53ª divisões do tribunal, os juízes Ali Razini e Mohammad Moghisseh, foram mortos no complexo do tribunal, no sul da capital iraniana, e o atirador cometeu suicídio após o assassinato, segundo a Corte, que chamou o ataque de “terrorista”. Um guarda-costas de um dos juízes ficou ferido.

Ainda não se sabe a motivação do crime. No entanto, o porta-voz do judiciário, Asghar Jahangir, disse à televisão estatal que os dois juízes estavam envolvidos há muito tempo em “casos de segurança nacional, incluindo espionagem e terrorismo”.

“No ano passado, o judiciário empreendeu grandes esforços para identificar espiões e grupos terroristas, uma medida que gerou raiva e ressentimento entre os inimigos”, disse ele.

Os dois juízes mortos neste sábado eram “Hodjatoleslam”, um título honorífico no islamismo xiita dado a clérigos de médio escalão, e presidiram audiências importantes nos últimos anos.

(Por Redação g1. Foto: divulgação/g1)