No Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, os farmacêuticos desempenham papel importante que vai além da dispensação de medicamentos. Eles contribuem para a segurança dos pacientes, assegurando que o medicamento seja administrado na dosagem correta, no momento adequado e de maneira segura para a eficácia do tratamento, auxiliando assim numa recuperação mais rápida.
Jaime Gomes, 42 anos, morador de Itupiranga, internado na unidade do Governo do Pará para tratamento ortopédico, reconhece a importância do acompanhamento farmacêutico. “Eu sabia que os medicamentos eram importantes, mas não imaginava o quanto o farmacêutico poderia ajudar no meu tratamento. Eles verificam tudo com muito cuidado, e isso me dá mais confiança na minha recuperação”, explicou o paciente.
Atuando em todas as fases da utilização de medicamentos na unidade hospitalar, o acompanhamento especializado evita erros de medicação, que podem comprometer a saúde dos pacientes. Além disso, os farmacêuticos orientam sobre possíveis interações medicamentosas e reações adversas, aumentando a qualidade do atendimento.
Farmácia Hospitalar
Na unidade gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), os farmacêuticos atuam de forma integrada com médicos e enfermeiros para garantir a eficácia das terapias prescritas, assegurando um cuidado de excelência, alinhado às necessidades de cada paciente e em sintonia com os avanços da medicina.
(Agência Pará. Foto: Agência Pará)